NCAA ao sul da fronteira: Universidades do México podem juntar-se à Division II

Browse By

No último sábado (20), a  Division II da NCAA aprovou a entrada de universidades do México que se candidatarem a uma vaga junto a organização do esporte universitário norte-americano. Embora nenhuma universidade mexicana tenha apresentado uma candidatura formal à segunda divisão (grosso modo) dos college sports, os programas que forem aprovados para participar da NCAA terão de passar por uma fase provisória de três anos antes de virarem formalmente membros da divisão.

Entre as universidades mexicanas que devem candidatar-se a uma vaga na NCAA está a Universidad Cetys, uma faculdade particular de cerca de três mil alunos localizada em Mexicali – cidade próxima da fronteira com os Estados Unidos. Em maio, a Cetys fez uma petição para juntar-se à Division II da NCAA, justamente da maneira que foi aprovada pelo órgão neste fim de semana. Os Zorros (baita nickname, aliás) almejam participar da California Collegiate Athletic Association (CCAA), conferência composta obviamente apenas por universidade da Califórnia.

E por que faria sentido adicionar uma universidade do México a uma conferência californiana? Por incrível que pareça, a resposta está na logística.

Ainda que os estudantes-atletas mexicanos tenham de enfrentar toda a burocracia da fronteira México-Estados Unidos, a entrada da Cetys e outras universidades fronteiriças pode tornar mais fácil a tarefa de estabelecer tabelas para times da CCAA: Mexicali, por exemplo, fica a apenas uma hora de carro de San Diego, sede da UCSD (que participa da conferência). Além disso, os Zorros ainda podem aventurar-se pelo college football: embora a CCAA não abrace o futebol americano, Cetys (que tem uma equipe no gridiron) também pode participar de conferências como a Great Northwest, que conta com Simon Fraser – universidade canadense que no momento é a única fora dos Estados Unidos a jogar college football dentro da NCAA. Não há como negar que (aos nosso olhos, pelo menos) seria interessantíssimo ver um confronto de futebol americano universitário entre Canadá e México válido pela NCAA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também