Minnesota e Wisconsin – A rivalidade que perdeu o troféu mais sensacional da história

Browse By

Minnesota e Wisconsin é a rivalidade do FBS com o maior número de partidas disputadas, 126, e a maior sequência ininterrupta de jogos, com confrontos anuais desde 1907. Hoje, Gophers e Badgers brigam pelo Paul Bunyan’s Axe – o machado de um lenhador popular no folclore americano –, mas o clássico já valeu um troféu ainda melhor, que foi perdido e deu lugar ao atual.

Nome: Não existe
Troféu:
 Paul Bunyan’s Axe desde 1948, Slab of Bacon de 1930 a 1943
Histórico: Série empatada com 59 vitórias para cada lado e 8 empates
Último encontro: Minnesota 17, Wisconsin 31 (2016)

Data e Horário: Sábado, 25 de novembro, às 18h30 (horário de Brasília)
Onde: TCF Bank Stadium – Minneapolis, Minnesota
Linha de Vegas: -17, Wisconsin

Em 1930, um doutor de Minnesota chamado RB Fouch criou uma peça de madeira com uma letra no meio, que seria um M ou um W dependendo da perspectiva, pintada com as cores dos times e com a inscrição BACON dos dois lados. Foi assim que surgiu o Slab of Bacon, basicamente a tábua de bacon. Deve ter sido legal para os jogadores vencedores daquela época falar que levaram o bacon para casa.

O Slab of Bacon em exibição no Camp Randall, estádio de Wisconsin.

O troféu foi passado para o vencedor por todo ano até 1942, mas depois da vitória de Minnesota em 1943, um estudante de Wisconsin tentou entregar a tábua a um representante da torcida dos Gophers, mas em meio a toda a confusão após a invasão de campo, ele acabou perdendo o prêmio.

De acordo com relatos da época, o troféu até foi recuperado durante a confusão e enviado ao vestiário dos Gophers, mas o técnico George Hauser preferiu não o aceitar em respeito à Segunda Guerra Mundial.

Cinco anos depois, uma organização de estudantes de Wisconsin resolveu criar um novo troféu para a rivalidade, já que ninguém sabia do paradeiro da tábua de bacon, e aí surgiu o machado de Paul Bunyan. Curiosamente, o troféu original foi mandado ao Hall da Fama do College Football em 2003 e substituído por causa de falta de espaço.

O Slab of Bacon foi encontrado em 1994 enquanto um estagiário fazia uma busca em espaços do Camp Randall Stadium que os Badgers usavam como arquivo. Curiosamente, por mais que o troféu tenha ficado perdido por mais de 50 anos, ele tinha resultados de jogos até os anos 70 gravados em seu verso. Hoje, o troféu é mostrado em uma área do estádio.

E em 2017?

Depois de 126 jogos, a rivalidade está empatada, com 59 vitórias para cada lado e oito empates. Mas a partida deste sábado vale muito mais que só a liderança, já que é fundamental que Wisconsin vença para continuar na luta por uma vaga nos playoffs e Minnesota poderia garantir a disputa de um bowl com um triunfo.

Os Badgers chegam muito bem ao jogo depois de vencer Michigan com mais uma atuação sensacional de sua defesa, a melhor do país de acordo com o S&P+ de Bill Connelly, tendo como maiores virtudes a eficiência e a finalização de campanhas. E a vitória contra os Wolverines ainda teve o tão questionado quarterback Alex Hornibrook aparecendo muito bem, com passes precisos em momentos importantes.

Minnesota vem de um momento confuso. Após atropelar Nebraska com 409 jardas e seis touchdowns terrestres em 45 corridas – uma média sensacional de 9,1 jardas por oportunidade sem tirar os sacks –, os Gophers tomaram de 39 a 0 contra Northwestern sem passar das 200 jardas totais e vendo o quarterback Demry Croft terminar com 43 jardas aéreas e três interceptações.

Tudo aponta para uma vitória de Wisconsin, mesmo jogando fora de casa, mas sendo rivalidade não dá para garantir que não aconteça uma coisa maluca em Minneapolis.

4 thoughts on “Minnesota e Wisconsin – A rivalidade que perdeu o troféu mais sensacional da história”

  1. Rodrigo Fernando says:

    Pessoal, tudo bem, gostaria de dizer que adoro o site de vcs, curto a um bom tempo, e foi com as análises do Matheus que conheci e aprendi a gostar de College Football, no extinto site Extratime. Só sinto falta do posdcast de vcs, não vamos mais ter este ano? Abraços e parabéns pelo trabalho de vcs

    1. Matheus Ribeiro says:

      Opa, Fernando! Agradeço bastante pelas palavras. Era uma época bem legal lá no ET e agora é muito bom aqui no TF.
      Sobre o podcast, ele ficou um tempo de molho por causa de uns problemas, maaaaas… a edição desta semana já está disponível no Soundcloud (https://soundcloud.com/user-915587874/esquenta-semana-13-da-temporada-2017). Abraço!

      1. Rodrigo Fernando says:

        Sim, eu ouvi, muito bom!!! Ainda bem que voltou, parabéns pelo trabalho que vem sendo feito por todos do The Fraternity, continuem com esse trabalho, e muito sucesso a todos!!! Pena que os times que torço não chegaram vão chegar ao CFP(Penn State e Ole Miss, esse nem se fala), mas mas vamos torcer para o bolws (nem sei se Ole Miss vai participar de um, heheheh)…

  2. Belck Rodrigues says:

    comecei a acompanhar o College esse ano e é sempre bom saber mais sobre a história dos times.Parabéns pelo trabalho! #OnWisconsin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também