Tara VanDerveer atinge a histórica marca de mil vitórias

Browse By

Há toda uma mística em cima do número mil: chegar à casa dos milhares em alguma situação normalmente requer bastante tempo e esforço, e atingir os três zeros nesses casos é algo digno de muita celebração e reconhecimento.

Este é o caso de Tara VanDerveer, head coach da equipe feminina de basquete de Stanford, que conseguiu sua milésima vitória na carreira de treinadora na noite desta sexta-feira (3) após o triunfo do Cardinal sobre USC por 58-42. Para se ter uma noção do tamanho do feito, apenas dois outros treinadores atingiram a mesma marca no college basketball: a lendária ex-treinadora da equipe feminina de Tennessee Pat Summit (falecida ano passado) e Mike Krzyzewski, atual head coach do time masculino de Duke.

Tara VanDerveer começou sua carreira de como técnica principal com apenas 25 anos na Universidade de Idaho, onde passou apenas duas temporadas (1978-80). Em 1980 foi para Ohio State, onde conquistou o título da Big Ten em quatro das cinco temporadas treinando a equipe feminina dos Buckeyes. Mas seria em Stanford, a partir de 1985, que VanDerveer mudaria sua carreira (e a história do programa) para sempre. Desde então, o Cardinal faturou 24 títulos da Pac-12 e dois títulos nacionais sob o comando de VanDerveer, que foi eleita quatro vezes a melhor treinadora do college basketball.

Desde 1985, VanDerveer não esteve nas sidelines de Stanford em apenas uma temporada: 1995-96, quando ela assumiu a responsabilidade de comandar a seleção feminina de basquete dos EUA nas Olimpíadas de 1996 – das quais trouxe o ouro para casa.

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também