Dia de surpresas – Equipes ranqueadas em #1, #2 e #4 perdem na mesma noite!

Browse By

Guardem essa data: 24 de janeiro de 2017. Pela primeira vez desde a temporada 1979-80, as equipes que estavam em primeiro, segundo e quarto lugar no ranking da AP do college basketball perderam seus respectivos jogos!

Villanova, ranqueada em #1, viajou para Wisconsin onde enfrentou a equipe de Marquette e sofreu um daqueles upsets no último segundo. Ninguém esperava por esse resultado – nem no começo do jogo, nem no intervalo, nem com seis minutos faltando no relógio, quando Villanova liderava por dígitos duplos. Com dois lances livres (clutch!) convertidos pela equipe de Milwaukee e uma bandeja errada por Jalen Brunson no estouro do cronômetro, o placar final ficou em 74-72 para o time da casa e lá se foi a invasão da quadra tão aguardada:

Agora estamos em Morgantown em outro jogo da noite, não tão emocionante como o de Villanova, porém com um time de Kansas que havia perdido apenas na sua primeira partida da temporada e vinha com 18 vitórias consecutivas, mas não aguentou a forte defesa de West Virginia (ou, como se diz por aí, Press Virginia) e foi derrotada fora de casa pelo sonoro placar de 85-69. Os Mountaineers não perdem em casa para Kansas – maior potência da Big 12 – desde 2013.

West Virginia vinha de duas derrotas seguidas e conseguiu um belo triunfo, além de ter sido o único time desta temporada e o primeiro desde 2011-12 a vencer as equipes que estavam ranqueadas em primeiro e segundo respectivamente no Top 25 da AP. Além disso, é apenas a quarta equipe desde que a AP Poll começou a ser lançada (1948) a derrotar equipes #1 e #2 por pelo menos 15 pontos cada (89-68 sobre #1 Baylor no dia 11/01).

Próxima parada: Knoxville, Tennessee. Kentucky não conseguiu impor seu ritmo de jogo desde o começo. Pontos fortes como a velocidade e os contra-ataques foram anulados pela bela defesa dos Vols. Outro X-factor foi o banco de reservas, através do qual Tennessee contribuiu com 37 pontos e Kentucky apenas com quatro na vitória por 82-80.

Essa foi a primeira derrota dos Wildcats dentro da SEC nesta temporada, mas nos últimos quatro jogos que ocorreram em Knoxville, esta foi a terceira vez que Kentucky voltou pra casa como a equipe derrotada.

O mais interessante desta #UpsetTuesday é que ainda esta semana teremos simplesmente um Kansas @ Kentucky (no sábado, 28, como parte do Big 12/SEC Challenge).

Com todas essas derrotas, quem se privilegiou foi Gonzaga Bulldogs, que está no momento com recorde 20-0 na temporada e deve assumir o topo do ranking que é feito e divulgado toda segunda-feira pela AP.  Já tiveram outras ocasiões em que o time poderia ter assumido a ponta, visto que está invicto e é considerado por muitos como a melhor equipe do país, porém o fato de jogar numa conferência mais fraca estava segurando a equipe longe do topo – após todo esse caos, entretanto, não há mais desculpa para não ranquear os Bulldogs como #1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também