Em outubro, o TF se veste de rosa – entenda por quê

Browse By

Notou alguma coisa de diferente no The Fraternity? Não? Então dá uma olhada ali em cima… Agora leia abaixo para entender por que o rosa e para descobrir como ajudar uma causa nobre que pode salvar milhares de vidas.

No mundo todo, outubro é o mês de conscientização a respeito do câncer de mama – o chamado “Outubro Rosa”. Várias ligas de esportes americanos realizam ações voltadas especificamente para a informação a respeito desta forma de câncer que é uma das mais comuns, especialmente entre as mulheres – dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), por exemplo, revelam que o câncer de mama responde por 22% dos casos novos a cada ano, atrás apenas do câncer de pele.

Assim, a exemplo do time de futebol americano de Oregon que em 2013 usou capacetes rosas (imagem que ilustra este post) e em 2014 um uniforme com detalhes em rosa e também da equipe de New Mexico State que, em 2013, usou uma jersey totalmente rosa, o TF também entra nesta campanha e “se vestirá” de rosa durante todo o mês.

Por que é importante?

O câncer de mama tem cura, mas requer uma detecção precoce para que as chances de sucesso sejam maiores. Assim, o papel do Outubro Rosa é de conscientização, para que a sociedade abra os olhos para esse perigo e se estimulem aspectos tanto de informação quanto de pesquisa para novos tratamentos.

Quanto mais gente souber a respeito desta campanha, mais gente será capaz de ajudar.

Como ajudar?

Existem várias maneiras de ajudar na causa do Outubro Rosa, seja diretamente ou indiretamente.

O primeiro passo obviamente é a informação. O site do Inca traz vários textos explicando de fato o que é o câncer de mama, quais os fatores de risco e como se prevenir, além de falar sobre a detecção desta forma de câncer que, ao contrário do que a população acredita, não afeta somente as mulheres.

Munidos de conhecimento, podemos fazer muito mais.

Por exemplo, um dos efeitos colaterais da quimioterapia usada no tratamento do câncer é a queda de cabelo. Assim, iniciativas como o Banco de Lenços do Instituto de Oncologia Santa Paula (SP) ou os Bancos de Perucas de ONGs como a Cabelegria e a Fundação Laço Rosa são importantes e apresentam um impacto direto na vida de quem está batalhando contra a doença. Leia mais a respeito das iniciativas nos links e veja como ajudar.

Caso você queira se envolver regionalmente, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) traz uma lista de ONGs associadas em todas as regiões (e em grande maioria dos estados) do Brasil. Veja no site se há alguma delas perto de você e entre em contato para saber como ajudar.

Outra maneira de ajudar é compartilhando este texto com todos os seus amigos e amigas fãs de esportes universitários – assim, as informações aqui presentes terão um alcance ainda maior.

Entre nessa luta você também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também