Browse By

Gameday: Gildan New Mexico Bowl, Arizona vs. New Mexico

nmbowl

A edição número 10 do New Mexico Bowl exibe neste sábado dois programas que já se conhecem bastante de épocas passadas: Arizona e New Mexico, universidades de estados vizinhos, já foram rivais de conferência em duas situações: na Border Conference entre 1931 e 1951 e na Western Athletic Conference entre 1962 e 1978).

📝 O que? Arizona Wildcats vs. New Mexico Lobos
🌎 Onde? University Stadium – Albuquerque, NM
🕛 Quando? 17h00 (horário de Brasília)
📺 Onde assistir? Watch ESPN | Streaming

Cenário

Arizona e New Mexico mudaram da água para o vinho se compararmos esta temporada com a passada. Apesar do quarto bowl game consecutivo dos Wildcats (primeira vez na história do programa) e voltando de uma temporada com 10 vitórias, a equipe de Rich Rodriguez sofreu com lesões importantes que acarretaram em um desastroso 6-6 e uma frustrante campanha na Pac-12, em que alguns a apontavam até como candidata ao título. Do outro lado, os Lobos conseguiram a elegibilidade para um bowl após oito anos de jejum graças ao excelente trabalho dentro da conferência: neste ano, a equipe conquistou um número de vitórias maior que o das últimas três temporadas na Mountain West somadas!

Veja também: Editorial – A Bowl Season como você nunca viu

Por que Arizona pode vencer

arizona.70Inimigas durante a temporada inteira, as lesões (ou a recuperação delas, melhor dizendo) são o que Arizona pode melhor aproveitar de si para este bowl game. A volta de importantes jogadores como o quarterback Anu Salomon, o running back Nick Wilson e, principalmente, o linebacker Scooby Wright III provocarão um impacto positivo imediato na partida.

Anu Solomon mostrou que, quando está saudável, consegue comandar o ataque dos Wildcats de maneira eficiente, principalmente em se tratando de terceiras descidas – uma das maiores deficiências da defesa chefiada por Kevin Cosgrove. Além disso, apesar da pífia temporada, Arizona anotou uma média de 36,8 pontos por jogo, uma das 20 melhores marcas do país nesse quesito.

Veja também: Gameday – Air Force Reserve Celebration Bowl, Alcorn State vs. North Carolina A&T

arizona

Por que New Mexico pode vencer

new-mexico.70O principal fator que pode fazer com que New Mexico fique com a vitória é a motivação por jogar literalmente em casa (algo bem raro na Bowl Season). Ademais, após derrotar surpreendentemente Utah State, Boise State e Air Force no mês passado, o time de Bob Davie vem em ótima fase, situação bem diferente em comparação com seu adversário, que teve quatro derrotas nos últimos cinco jogos.

Com 34 jogadas de mais de 30 jardas (22º) e 13 de pelo menos 50 jardas (11º), o ataque de New Mexico, apesar de suas deficiências, é um dos mais “frenéticos” do país. Além das jogadas explosivas, os Lobos apresentam um arsenal terrestre com três jogadores que passaram das 600 jardas corridas: Jhurell Pressley, Teriyon Gipson e Lamar Jordan possuem, respectivamente, 6,3, 5,8 e 5,3 jardas por tentativa. Vale lembrar que 0s Wildcats mostraram péssimo desempenho defensivo na temporada, sobretudo contra o setor mais forte da equipe de Davie.

Veja também: Os 10 melhores jogos da Bowl Season

unm

Jogadores que estarão no próximo Draft

Apesar de ainda não ter se declarado oficialmente para o Draft, não há como citar qualquer outro nome além de Scooby Wright III como o grande nome da partida. O linebacker, que fez apenas dois jogos nessa temporada devido a uma lesão no pé, está praticamente confirmado para o New Mexico Bowl e seu excelente instinto e tempo de reação prometem dar um upgrade gigantesco na defesa comandada por Jeff Casteel. Na NFL, Wright pode funcionar tanto como middle linebacker em uma defesa 3-4 como também outside linebacker em um esquema 4-3.

Outros jogadores:

  • Cayleb Jones, WR, Arizona (redshirt junior)
  • Lene Maiava, OT, Arizona (redshirt senior)
  • Reggie Gilbert, DE, Arizona (redshirt senior)
  • Jhurell Pressley, RB, New Mexico (redshirt senior)

Veja também: Trinta nomes do próximo Draft para ficar de olho durante a Bowl Season

scooby

O jogo em números

arizona.40

YPPOFF= 5,8 (37º)

YPPDEF= 5,9 (95º)

SROFF= 43,0% (50º)

SRDEF= 44,3% (93º)

new-mexico.40

YPPOFF= 5,6 (45º)

YPPDEF= 6,1 (105º)

SROFF= 38,5% (100º)

SRDEF= 42,1% (73º)

📈 Entenda as stats aqui 📈

Previsão

O jogo coloca frente a frente dois dos trinta melhores ataques terrestres do país em jardas por tentativa. Portanto, mesmo com a volta de Solomon, podemos dizer que o jogo será bastante old school, ou seja, com menos passes do que você está acostumado a ver. Ainda sobre o assunto, a unidimensionalidade do ataque de New Mexico (73% das jogadas ofensivas do time são corridas) irá pôr à prova a frágil defesa de Arizona.

Que os Wildcats possuem bem mais qualidade (principalmente no ataque), isso é fato. Resta saber qual Arizona entrará em campo neste sábado, até porque a péssima campanha é muito mais fruto de lesões do que qualquer limitação técnica. A volta dos dois jogadores mais importantes do time (e justamente o mais importante em cada setor) será vital para as pretensões de Solomon e companhia em fechar a temporada de maneira decente.

Probabilidade de vitória: Arizona 62%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também