Browse By

Gameday: Royal Purple Las Vegas Bowl, BYU vs. #22 Utah

lasvegas

A Guerra Santa na Cidade do Pecado. Só este título já mostra que o jogo entre BYU e Utah será emocionante. As duas equipes são rivais estaduais e não se enfrentam desde 2013 graças ao realinhamento das conferências do college football – mas nem isso fez o desafeto de uma pela outra diminuir e, justamente pelo fator rivalidade, este é o jogo imperdível de hoje.

📝 O que? BYU Cougars vs. #20 Utah Utes
🌎 Onde? Sam Boyd Stadium – Las Vegas, NV
🕛 Quando? 18h30 (horário de Brasília)
📺 Onde assistir? Watch ESPN | Streaming

Cenário

Utah e BYU começaram suas temporadas em grande nota, mas acabaram novamente não alcançando seus objetivos. Os Utes lutaram por muito tempo pelo título da Pac-12, vencendo seus seis primeiros jogos e chegando tão alto como #3 no Top 25 da AP, mas eventualmente acabaram caindo do cavalo e buscam agora a décima vitória na temporada. Pelo lado dos Cougars, este será o último jogo sob o comando de Bronco Mendenhall, que assumirá o programa de Virginia na próxima temporada e levará consigo grande parte do staff.

Veja também: Editorial – A Bowl Season como você nunca viu

Por que BYU pode vencer

byu.70A equipe tem em Tanner Mangum um quarterback bastante confiável e que consegue explorar muito bem as defesas adversárias, mas a de Utah provavelmente será a unidade mais forte que ele enfrentará nesta temporada. Assim, o segredo para BYU é conseguir bater a secundária de Utah: se os Cougars conseguirem passar a bola de maneira eficiente, terão mais chances de vencer a partida; se isso não acontecer, o ataque não produzirá muita coisa, uma vez que a defesa terrestre dos Utes é difícil de ser penetrada.

A defesa também tem um papel importante neste cenário: forçando o ataque de Utah a ficar menos tempo em campo, a unidade pode ajudar a cansar a defesa adversária, que eventualmente se tornaria uma presa fácil para Mangum e companhia.

Veja também: Gameday – Gildan New Mexico Bowl, Arizona vs. New Mexico

byu

Por que Utah pode vencer

utah.70O quarterback Travis Wilson não é lá essas coisas, mas consegue comandar a defesa de maneira prática – o problema geralmente está na finalização de drives, quando Utah muitas vezes acaba tendo que sair de campo com field goals ao invés de touchdowns. Para sobreviver à partida, Wilson terá que ser um fator em campo e distribuir bem as bolas entre seus recebedores – o ideal seria um esquema parecido com a west coast offense, usando passes curtos e garantindo a posse de bola.

Se o ataque se mantiver em campo – e, obviamente, pontuar -, a defesa conseguirá segurar o poderoso ataque aéreo de Utah com mais facilidade e a chance de vitória aumenta consideravelmente. Parte do fator “posse de bola” passa também pelas mãos de Devontae Booker, um dos melhores running backs da Pac-12 mas que ainda não é certeza para o jogo (sofreu uma lesão no joelho).

Veja também: Os 10 melhores jogos da Bowl Season

utah

Jogadores que estarão no próximo Draft

O melhor prospect desta partida é justamente Booker, mas há uma grande possibilidade de que ele sequer entre em campo. Assim, um jogador no qual você pode prestar atenção é o punter Tom Hackett. Não, eu não estou fazendo piada: ele é um dos melhores punters universitários, um dos grandes nomes dos special teams de Utah (considerados por muitos, incluindo eu, o melhor de toda a FBS) e deve muito bem ser selecionado no próximo Draft (lá pela quinta ou sexta rodada, claro).

Outros jogadores:

  • Jared Norris, ILB, Utah (senior)
  • Tevin Carter, S, Utah (senior)
  • Bronson Kaufusi, DL, BYU (senior)
  • Ryker Mathews, OT, BYU (senior)

Veja também: Trinta nomes do próximo Draft para ficar de olho durante a Bowl Season

hackett

O jogo em números

byu.40

YPPOFF= 5,5 (54º)

YPPDEF= 5,0 (29º)

SROFF= 42,7% (55º)

SRDEF= 39,0% (46º)

utah.40

YPPOFF= 5,1 (90º)

YPPDEF= 5,0 (34º)

SROFF= 43,1% (49º)

SRDEF= 39,2% (51º)

📈 Entenda as stats aqui 📈

Previsão

Os fatores determinantes desta partida são aqueles de sempre: linha de scrimmage e turnovers. Neste aspecto, há uma certa paridade entre as equipes, portanto quem conseguir uma vantagem, por menor que seja, terá mais chances de vencer a primeira Holy War da história em campo neutro.

É bem difícil apontar um favorito: o elenco de BYU tem menos nomes de peso, mas Utah está com seu principal playmaker ofensivo baleado. Assim, é bem sensato dizer que no final das contas o jogo acabe dependendo de qual quarterback tem mais armas para explorar a defesa adversária – se for este o caso, os Cougars têm plenas condições de conseguir o upset.

Probabilidade de vitória: Utah 53%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também