Browse By

Gameday: Air Force Reserve Celebration Bowl, Alcorn State vs. North Carolina A&T

celebration

Pela primeira vez desde 1999 os campeões das conferências MEAC e SWAC da FCS se enfrentarão num bowl game. Embora pareça sem importância perante outros matchups que estão por vir, este jogo, de certa forma, coroará o campeão nacional dentre as universidades tradicionalmente negras dos Estados Unidos.

📝 O que? Air Force Reserve Celebration Bowl – Alcorn State Braves (9-3) vs. North Carolina A&T Aggies (9-2)
🌎 Onde? Georgia Dome – Atlanta, GA
🕛 Quando? 19/12 às 15h00 (horário de Brasília)
📺 Onde assistir? Watch ESPN | ESPN+ (em andamento a partir das 16h)

Cenário

Este é um bowl game diferente, portanto terá um preview diferente.

Antes de tudo, vamos citar um fato interessante: a FCS tem duas conferências compostas por Universidades Tradicionalmente Negras (usaremos a sigla em inglês HBCU, historically black colleges and universities), a Southwestern Athletic Conference (SWAC) e a Mid-Eastern Athletic Conference (MEAC). Em dois períodos de tempo distintos os campeões das duas se enfrentaram de modo a decidir o Campeão Nacional (não oficial) das HBCU: primeiramente entre 1972 e 1975 e posteriormente entre 1991 e 1999.

Veja também: Editorial: A Bowl Season como você nunca viu

Desde então, acontece anualmente o desafio MEAC-SWAC, em que um time representante de cada conferência se encontram no estádio Citrus Bowl anualmente no feriado do Dia do Trabalho, mas nem sempre as equipes que se enfrentam necessariamente são as campeãs de suas respectivas conferências. O retorno deste jogo-título não oficial na Bowl Season marca um novo passo na história tanto das conferências quanto das HBCU – e até mesmo na FCS como um todo, já que os campeões da MEAC e SWAC a partir de agora abdicarão da vaga automática nos Playoffs tal qual têm feito os campeões da Ivy League.

Por que Alcorn State pode vencer

alcorn-st.70Quando o quarterback John Gibbs Jr. se machucou em outubro, o reserva Lenorris Footman assumiu e não deixou o nível do ataque cair em nada. Parte disso se deve ao fato da equipe ter em Marquise Warford um ótimo recebedor.

Entretanto, quem deve fazer a diferença neste sábado é o tandem Darryan Ragsdale e Arron Baker, que combinam para 1.514 jardas e 18 touchdowns nesta temporada – eles são, juntamente com Footman, a espinha dorsal deste que é um dos melhores ataques terrestres de toda a FCS.

Se Footman mantiver seu nível de produtividade e ameaçar a defesa de NCA&T com passes em profundidade, nem mesmo a forte defesa terrestre dos Aggies pode parar os Braves.

Veja também: Símbolo do Atraso: a bandeira confederada e os esportes universitários americanos

alcorn

Por que North Carolina A&T pode vencer

nc-at.70Ofensivamente, a produção de North Carolina A&T não é tão boa quanto a de Alcorn State, mas o elenco também tem um nome de peso no running back Tarik Cohen, mais conhecido por mostrar suas habilidades atléticas na internet. Mas a equipe precisará mostrar mais versatilidade no ataque se quiser sair vitoriosa, a começar pelo quarterback Kwashaun Quick que, embora seja dual threat, acaba não consegue engrenar um bom ataque aéreo – parte disso se deve ao fraco corpo de recebedores, frisemos.

Na defesa, as ordens do dia serão anular Ragsdale e ir atrás de Footman. Felizmente a equipe tem um grande front seven, no qual se destacam Marquis Ragland, Michael Neal e Angelo Keyes na linha defensiva e o linebacker Denzel Jones no segundo nível.

Veja também: Sim, a greve dos atletas de Missouri é importante

ncat

Jogadores que estarão no próximo Draft

Todos sabemos que jogadores da FCS têm menores chances de chegar à NFL através do Draft – a exceção talvez seja na posição de quarterback, com alguns nomes interessantes vindos da FCS: Tony Romo (Eastern Illinois), Joe Flacco (Delaware) e Jimmy Garoppolo (Eastern Illinois) são os que me vêm à cabeça agora, além de Carson Wentz (North Dakota State), um dos principais prospects para 2016.

As duas universidades que farão este bowl game tiveram alguns jogadores conhecidos na NFL. De Alcorn State, por exemplo, podemos citar Steve McNair, um dos grandes quarterbacks da franquia Houston Oilers/Tennessee Titans. Já de A&T, Elvin Bethea é o ex-jogador mais famoso na NFL que, por coincidência, atuou por 15 anos na mesma franquia que McNair.

Alguns jogadores de destaque para a classe de 2016:

  • Tony McRae, LB/DB, North Carolina A&T (senior)
  • John Gibbs Jr., QB, Alcorn State (senior)
  • Jordan Payne, FB, Alcorn State (senior)

Veja também: Trinta nomes do próximo Draft para ficar de olho durante a Bowl Season

Previsão

Alcorn State e North Carolina A&T devem fazer um jogo cujo destaque será o jogo corrido, mas os Braves parecem ter mais talento em seu elenco. Além disso, possuem um ataque mais balanceado e que pode ferir a defesa adversária de mais maneiras – algo que não podemos dizer inteiramente a respeito de NCA&T. Assim, é possível dizermos que Ragsdale e Footman devem brilhar e trazer a vitória para Alcorn State.

Ah, quase ia me esquecendo… Não vá ao banheiro durante o intervalo, senão você vai perder uma grande apresentação das bandas marciais das duas universidades. As HBCU são conhecidas por suas bandas, algumas delas estrando entre as melhores de todos os Estados Unidos, como Grambling State (SWAC).

Veja a banda de NCA&T em ação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também